quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Perguntas


    Que ideia ou conceitos centrais você identifica e por que pensa terem eles sido selecionados para abrir o módulo?
     
    "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores". Jean Piaget
    Qual o papel da pergunta na sala de aula?
    Já diz a frase “Educar é ensinar a pensar”, e a melhor forma de fazer o aluno pensar é instigar sua curiosidade. Como diz o texto: “Fazer Perguntas”, extraído do livro “A filosofia na sala de aula” de Mattwew Lipnan, “A maioria dos estudantes são curiosos e intelectualmente vivos". É muito provável que, à medida que vão crescendo, vão pensando e refletindo cada vez menos. Sabemos que na escola ainda o professor é o detentor do saber, ele é que escolhe o que seus alunos devem ou não aprender, o que lhe dá uma certa comodidade, pois estabelecendo desta forma o conteúdo, o educador está preparado para as perguntas que surgirão. Não dando oportunidade ao aluno de refletir sobre novas experiências, de buscar significado naquilo que lhe interessa e naquilo que vai ajudá-lo a crescer intelectual e cognitivamente.
    Cabe ao professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, pois o aluno precisa transitar livremente, pelos seus pensamentos, para compreender as relações externas do seu mundo e do mundo que o cerca. Por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Avaliando a minha aula com o uso do laptop

Esta foi uma tarefa realizada no Curso PROUCA, onde apliquei uma aula em sala com o uso do laptop, onde os alunos criaram slides com as modalidades olímpicas, buscando imagens na internet.

Pontos Positivos:

-Levar os recursos de tecnologias para a sala de aula.
-Utilizar a internet em sala de aula
-Produzir slides

Pontos Negativos:

-Velocidade da Intenet
- Pouca familiaridade com os aplicativos do laptop

Atividade realizada pelos alunos Lucas e Deivid do 4º Ano A


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Colorir Esportes Olímpicos

Com turmas dos anos iniciais achei muito legal trabalhar as olimpíadas através deste site

COLORIR ESPORTES OLÍMPICOS

“Meus Links Favoritos”

 
MODALIDADES OLÍMPICAS - 2012
 

 
 


BADMINTON

 O objetivo do jogo é muito parecido com o do tênis, mas no lugar de uma bola, os atletas devem jogar uma peteca para o lado adversário, sem permitir que ela toque no chão. Aquele que a deixar encostar no solo perde o ponto.
A partida, que pode ser jogada individualmente ou em duplas, é decidida em uma disputa de melhor de três sets. O vencedor de um set é quem marca 21 pontos primeiro. Caso haja empate por 20 a 20, vence o competidor que conseguir abrir dois pontos de diferença primeiro ou até que alguém chegue a 30 pontos.
 
BOXE
No boxe ganha o atleta que acertar o maior número de golpes perfeitos no adversário ou conseguir nocautear o oponente. A duração de uma luta normalmente é se estende em quatro assaltos, no máximo, com dois minutos cada. Os boxeadores são divididos em 11 categorias, de acordo com seus pesos: Mosca Ligeiro (até 48Kg), Mosca (até 51Kg), Galo (até 54Kg), Pena (até 57Kg), Leve (até 60Kg), Meio-médio-ligeiro (até 64Kg), Meio-médio (até 69Kg), Médio (até 75Kg), Meio-pesado (até 81Kg), Pesado (até 91Kg), Superpesado (Mais de 91Kg).

CANOAGEM

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque).

Principais modalidades de canoagem

Canoagem de velocidade: É a mais popular sendo disputada em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa.

Canoagem Slalom: É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo.  

CICLISMO

É um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.

Competições de Pista : As principais provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas)

Mountain Bike: As provas são disputadas numa pista de terra .

Competições de Estrada: Existem dois tipos principais de provas: resistência e contra o relógio
 

ESGRIMA

É uma competição de Espadas. Três diferentes espadas são usadas nas competições de esgrima: florete, espada e sabre.

Em todas as competições de esgrima, um fio é preso à espada. O fio passa pela cintura do competidor e termina em uma caixa de pontuação. Sempre que ocorre um toque no corpo do oponente, uma luz marca o contato e uma campainha soa para sinalizar um golpe.

Cada partida é disputada até um dos competidores atinja 15 pontos.
 
FUTEBOL
 Homens e mulheres competem na modalidade de futebol nas Olimpíadas.

O futebol é o esporte mais jogado e certamente o mais popular no mundo. O futebol participou de todas as Olimpíadas modernas, exceto em 1896 e 1932, como um esporte de competição masculina.  O futebol feminino foi introduzido em 1996.

O futebol é jogado num campo com 105 metros de comprimento e 68 metros de largura. Os gols têm 2,44 metros de altura e 7,32 metros de largura.

São 11 jogadores em cada equipe, incluindo o goleiro. Somente três substituições são permitidas por partida.  

GINÁSTICA

A ginástica é dividida em: Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.

GINÁSTICA ARTÍSTICA: As provas na ginástica artística são divididas em séries, que são avaliadas por nove árbitros.  As provas são diferentes para homens e mulheres.

HOMENS: Barra fixa, Barras paralelas e o cavalo com alças.

MULHERES: Barras assimétricas e Trave de equilíbrio.

Tanto homens e mulheres executam o solo e o salto.

GINÁSTICA RÍTMICA: Existem duas formas de disputa da ginástica rítmica: a individual e em conjunto. Em ambas as esportistas precisam realizar movimentos técnicos em sincronia com uma música e com a utilização de aparelhos. Existem cinco tipos de aparelhos: bola, fita, maça, arco e corda. Nem todos eles, contudo, são utilizados na mesma competição.

 
HANDEBOL

O handebol é jogado por duas equipes compostas por sete jogadores cada, sendo um goleiro e seis atletas de linha. O objetivo é fazer o gol na baliza adversária. O conjunto que marcar mais gols ao final do jogo será considerado vencedor. A duração de um confronto normal é de dois tempos com 30 min cada e um intervalo de 10 min. O jogo começa com uma equipe postada em cima da linha que divide as duas metades da quadra e a outra na defesa, formando a barreira. O time de ataque tem de vencer a marcação adversária para fazer o gol sem invadir a área de gol do oponente. Para isso, os jogadores precisam andar em quadra batendo a bola no chão, como no basquete. No máximo, os atletas só poderão dar três passos sem quicá-la.


HIPISMO

O hipismo tem três modalidades olímpicas: salto, adestramento e concurso completo de equitação (CCE).

No salto, o conjunto (união entre cavaleiro/amazona e o cavalo/égua) percorre um trajeto composto por vários obstáculos, devendo saltá-los sem encostar ou derrubar nenhum deles.

No adestramento, o atleta deve realizar movimentos técnicos com o cavalo, os quais serão avaliados por jurados.

No CCE, o cavaleiro tem de demonstrar total comando do cavalo, já que o torneio consiste em uma prova de saltos, uma de adestramento e a prova de fundo.


HÓQUEI SOBRE A GRAMA

O objetivo do hóquei sobre a grama é fazer uma bola entrar no gol adversário. As partidas são disputadas por duas equipes de onze jogadores, que seguram um taco com o qual batem na bola do jogo. Os gols só podem ser feitos dentro da área de chute, que consiste em um semicírculo posicionado a 15 m da baliza. O confronto acontece em dois tempos de 35 minutos cada. Os atletas podem conduzir a bola somente com o taco, sendo reservado ao goleiro o direito de usar as mãos e os pés para defender. Os jogadores também não podem proteger a bola quando ela não estiver em movimento. Caso isso aconteça, será marcada uma falta, que é cobrada com um tiro livre do local da infração.

JUDÔ

O judô é dividido em categorias, de acordo com o peso dos lutadores. São sete classes. Uma luta de judô pode ser decidida de duas formas: com um ippon ou dois waza-aris ou com a pontuação final, em que são considerados os yukos e kokas. Em caso de empate, a disputa vai para o golden score, quando qualquer golpe define o vencedor. Há uma hierarquia entre as pontuações do judô. O ippon é fruto do chamado “golpe perfeito” e encerra o combate. Ele ocorre quando o lutador projeta o oponente sobre suas costas de maneira correta ou mantém o adversário imobilizado por 25 segundos. O waza-ari é um “meio-ippon”. Dois waza-aris equivalem a um ippon e também encerram a luta. Esta pontuação é concedida quando o lutador tenta o ippon, mas não realiza o golpe com perfeição e o adversário não cai com as costas completamente no chão. 

LEVANTAMENTO DE PESO

O Levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível. O atleta deve fazer o levantamento de peso em dois momentos: arranco e arremesso. Ele tem três tentativas para conseguir executar o movimento. Arranco: A barra deve ser levantada acima da cabeça num único movimento (sem pausa). Arremesso (em duas partes): 1ª - elevar a barra para os ombros (acima do peito). Então o levantador se agacha ou dobra as pernas. Em seguida deve se levantar e se alinhar. 2ª - A barra deve ser levantada acima da cabeça.

 
LUTA GRECO-ROMANA

Primeiramente é necessário diferenciar os dois estilos da luta olímpica: a luta greco-romana e a luta livre. Na luta greco-romana é proibido o uso das pernas. Cada combate consiste em 2 rounds de 3 minutos de duração cada um. Quando um dos lutadores, conseguir fixar os ombros do adversário no chão, é caracterizada uma queda e é declarado vencedor. Além da queda, um combate pode ser decidido pela soma de pontos que cada atleta conquista. Um movimento bem-sucedido, como um golpe aplicado com propriedade, vale pontos.

NADO SINCRONIZADO

O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Sincronizada, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.

A competição ocorre em duas partes: exercícios técnicos e exercícios livres. Os juízes avaliam a desempenho dos atletas, pontuando com notas de, no máximo, 10 pontos. Os juízes levam em consideração a qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronia dos movimentos com a música, criação artística dos movimentos.  

NATAÇÃO

A natação é uma atividade física praticada na água. São definidos quatro estilos de natação: Nado livre, Borboleta, Peito e Costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e nado livre Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.  A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.
 

PENTATLO MODERNO

O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes. É composto por cinco provas: hipismo(percurso de 350m a 400m com 12 obstáculos), esgrima, natação (200m) , corrida(3.000m, correspondendo a 3 voltas de 1.000m) e tiro(atingir 5 vezes o alvo distante 10m, disparando um número ilimitado de tiros no tempo de 70 segundos). É proclamado vencedor o atleta que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos em todas as provas. Os cavalos utilizados no hipismo são fornecidos pela organização da competição e atribuídos ao atleta por sorteio, 20 minutos antes da competição.

PÓLO AQUÁTICO

É disputado por duas equipes que devem tentar jogar a bola dentro do gol adversário. Durante a partida, os jogadores não podem tocar o fundo ou as laterais da piscina o que faz que alguns competidores nadem mais de 5 quilômetros em uma única partida. A duração de uma partida é de quatro tempos de 7 minutos cada. As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe se dá por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times.
 

REMO

O remo é um esporte aquático inserido há muito tempo nos Jogos Olímpicos. É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam de costas voltadas para a direção do movimento, usando os remos para mover o barco o mais depressa possível. A corrida tem dois mil metros. Os barcos possuem um, dois, quatro ou oito remadores. Os barcos com oito atletas possuem um timoneiro, que conduz o barco e comanda a tripulação. Nos outros barcos, um remador conduz a embarcação controlando uma quilha através de um pedal.
SALTOS ORNAMENTAIS
Salto ornamental é um esporte que consiste em saltar de uma plataforma elevada em direção à água, realizando movimentos estéticos durante a queda. É um esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade. A piscina deve ter no mínimo quatro metros de profundidade. O saltador é avaliado nos seguintes aspectos: criatividade, destreza, rigor na execução do salto previsto, simetria, cadência dos movimentos e entrada na água. As provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas são: plataforma de dez metros, trampolim de três metros e saltos sincronizados.                                   
TAEKWONDO
A luta de taekwondo ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos). Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes. Nos Jogos Olímpicos são disputadas 4 categorias: peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.
TÊNIS
É disputado individualmente ou em duplas  em uma quadra dividida por uma rede baixa A bola pode pingar apenas uma vez na quadra. Antes que ela caia pela segunda vez, o tenista precisa rebater para o outro lado. Cada partida pode ser disputada em melhor de três ou cinco sets. Em cada um dos sets, vence o tenista que chegar a 6 games primeiro, com vantagem de 2, ou a 7 games primeiro. Cada game é dividido em 4 pontos: 15, 30, 40 e o próprio game. Se houver empate em 40, cada tenista precisa abrir 2 de vantagem para ganhar o game. Nas Olimpíadas, todas as partidas serão disputadas em melhor de três sets, exceto as finais masculinas de simples e duplas, que serão em melhor de cinco.
 
TÊNIS DE MESA
Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um ou dupla contra dupla. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa ou quando ele não alcança a bola. A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 sets (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.
TIRO ESPORTIVO
Existem três categorias diferentes no tiro esportivo, que se subdividem em outras provas: pistola (sport, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido): são todas disputadas com uma arma de mesmo nome, menor que a carabina , carabina (três posições, deitado e carabina de ar) e tiro ao prato. Em todas elas, o objetivo é acertar o maior número de alvos para marcar mais pontos. Numa das provas de carabina, os homens atiram 40 vezes em cada posição (deitado, em pé e ajoelhado) e as mulheres 20 tiros em cada posição. Uma das provas do tiro ao prato, a fossa olímpica, homens disputam cinco séries de 25 pratos, enquanto as mulheres competem com três séries também de 25 pratos.  
TIRO COM ARCO
O objetivo é acertar as flechas o mais próximo possível do centro do alvo para somar o maior número de pontos ao final da disputa. Na fase classificatória, os competidores ficam lado a lado na linha de tiro. O campo de prova deve ter 90m de comprimento. Entre os homens, são feitas 4 séries de 18 tiros, com o alvo a 90m, 70m, 50m e 30m de distância. Já as mulheres disparam o mesmo número de flechas em 4 séries, com o alvo a 70m, 60m, 50m e 30m. Classificam-se os atletas que pontuarem mais. Na segunda etapa da competição, os arqueiros disputam entre si em provas eliminatórias. Nesse caso, a distância do alvo deve ser sempre de 70m.  
TRIATLO
É um esporte que envolve três modalidades praticadas por um atleta. O percurso é: 1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida, sempre nessa ordem. Todos largam juntos, e quem completar todo o percurso primeiro vence. Os atletas têm um período predeterminado para realizar a transição entre as modalidades. Se um triatleta atrapalhar um adversário durante a prova de natação, por exemplo, ficará retido 30 segundos antes da prova de ciclismo. O tempo de duração de uma prova de triatlo varia, entre os homens, é comum que as competições terminem 1 hora e 20 minutos após o início. Já a prova feminina dura cerca de 1 hora e 40 minutos. 
VELA
Vela ou iatismo é o nome dado ao esporte envolvendo barcos movidos com a força do vento. O nome mudou de iatismo para vela nos Jogos de Sidney-2000. As competições da vela são formadas por uma série de regatas, que são as corridas da vela. Em cada regata o barco vencedor marca um ponto, enquanto o segundo colocado anota dois e assim por diante. Na última corrida, a pontuação dobra. Leva e medalha de ouro quem tiver menos pontos ao final de todas as regatas. Cada tipo de barco tem formato, tamanho e peso diferentes, com os velejadores competindo sozinhos ou em dupla, dependendo da categoria.   
VÔLEI DE QUADRA
No vôlei duas equipes de 6 jogadores cada, estarão em uma quadra separados por uma rede, tendo como objetivo fazer a bola bater no solo da área protegida pelo time adversário. A partida começa com um saque, que consiste em um golpe na bola para que ela vá para o outro lado da quadra. Feito isso, o time receptor do saque deverá repassar a bola à equipe adversária com apenas três toques, sendo que um mesmo atleta não pode fazê-lo duas vezes seguidas. Vence o jogo a equipe que conseguir completar 3 sets, dentro de um limite de 5 sets. Em caso de empate de 2 sets a 2, o jogo vai ao tie-break, até que uma das equipes chegue aos 15 pontos. Até o quarto set, vence a equipe que fizer primeiro 25 pontos.
VÔLEI DE PRAIA
O vôlei de praia é disputado por duas equipes com dois jogadores cada. O objetivo é fazer com que a bola bata no chão da área de jogo adversária.  Apesar da similaridade com o vôlei tradicional, o sistema de contagem de pontos é diferente. O set é decidido em 21 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos. Caso haja empate por 20 a 20, a partida continuará em disputa até que algum conjunto abra dois pontos de diferença. Vence a partida a dupla que conquistar dois sets. Caso haja empate, será disputado um tie-break, que consiste em um set em que ganha o conjunto que marcar 15 pontos com, no mínimo, dois de vantagem.

 
 



"Minhas Experiências com Blog e o Laptop”

Novas descobertas. Assim resumo minhas novas experiências com este blog, que criei através do curso do Projeto PROUCA.

Na verdade tudo é muito novo para mim, sobre redes sociais, só participo do facebook.

Acredito que através deste blog poderei facilitar o meu trabalho com as turmas com as quais trabalho. Inclusive, gostaria de mostrar duas fotos do trabalho que realizei na escola com o Projeto "A escola nas Olimpíadas 2012", onde inclui uma tarefa do PROUCA aplicando uma aula.

Como se define um esporte olímpico?

Em uma análise rápida do programa percebe-se a ausência de várias modalidades. Assim, surge a dúvida: o que é necessário para se tornar um esporte olímpico?

Quem decide se um esporte entra ou não em um programa olímpico é o Comite Olímpico internacional (COI).

Em regra, o requisito para se tornar um esporte olímpico é de que seja praticado por homens em, no mínimo, 75 países e em quatro continentes e, no caso das mulheres, se é praticado, no mínimo, em 40 países e em três continentes.

Entretanto, enquadrar-se nesta regra geral não é o suficiente para que o esporte seja incluído no programa dos Jogos Olímpicos, uma vez que o COI, para evitar um número gigantesco de esportes e, consequentemente, de atletas, inviabilizando assim a organização dos Jogos, definiu que um esporte somete será incluido com a saída de outro. Essa decisão é tomada pelo COI, que analisa cada modalidade.

Em 2004, o COI criou uma comissão do Programa Olímpico encarregada de analisar o programa olímpico e todos os esportes não-olímpicos reconhecidos.

A função é de estabelecer um abordagem sistemática à criação do programa olímpico para cada celebração dos Jogos. Neste esteio, formulou-se sete critérios para julgar se um esporte deve ser incluído no programa olímpico.

Tais critérios são a história e a tradição do esporte, a universalidade, a popularidade do esporte, a imagem, a saúde dos atletas, o desenvolvimento da Federação Internacional que rege o esporte e os custos de exploração do esporte.

Nenhum esporte pode ser incluído no programa no ano de realização dos Jogos. O esporte deve ser admitido no programa com sete anos de antecedência.

Jogos Olímpicos na escola


Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade não apenas para conhecer diferentes modalidades esportivas como para mostrar a importância do treinamento e da disciplina para o bom desempenho. O esporte ensina sobre a busca pela superação, por fazer sempre o seu melhor. Podemos tirar, pelo menos, dois grandes ensinamentos dos Jogos. O primeiro é o idealismo: o esporte é feito de heróis, já que o atleta é um idealista, alguém que normalmente começou de forma humilde e se sacrificou por anos para mudar a sua vida e a de sua família. O segundo grande aprendizado é o da disciplina: a alta performance do atleta só se obtém com muita disciplina, com o cuidado excessivo em todas as áreas. Para os alunos, pode ficar o exemplo de que a disciplina é importante também para as tarefas do dia a dia, como estudar, obedecer às regras em casa, na escola e na sociedade. É algo que entra na formação do caráter, e ninguém precisa ser atleta olímpico para se beneficiar desse ensinamento.

Jogos Olímpicos


Desde sua criação, há mais de 2.500 a.C. os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para ter uma ideia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”. Posteriormente, após a tentativa do francês Barão de Coubertin em reviver o espírito das primeiras competições, os Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.

Quando foram celebrados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, se pretendia apenas realizar um evento que reunisse algumas centenas de pessoas que praticavam o esporte como atividade de passatempo. Mal sabia o Barão de Coubertin que a competição iria se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando, sem dúvida, os limites do esporte.

Bilhões de pessoas param diante de aparelhos de televisão para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos. Cada país anfitrião procura oferecer o melhor de sua arte na inauguração dos jogos.

Sem dúvida este evento pode proporcionar um significativo avanço econômico para a cidade e o país-sede. Embora o fato de se candidatar ao megaevento exija uma série de responsabilidades, principalmente em relação à infraestrutura das cidades candidatas, os benefícios econômicos gerados pelos jogos são bem maiores do que os próprios investimentos para sua realização. A projeção da cidade e do país-sede do evento é tamanha, que é capaz de provocar profundas e permanentes mudanças socioeconômicas positivas. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feiras, tais como rede de transporte, moradia e instalações esportivas.

Nas Olimpíadas, as disputas entre os 10.500 participantes são apenas esportivas. De fato, a maior disputa é a do atleta consigo mesmo, frente ao desafio de superar as marcas vitoriosas de desempenho de sua modalidade esportiva.

Superação de limites, desafios, lágrimas de glória ou de desespero se misturam em quadras, tatames e ginásios, numa profusão tão grande e contínua que se perde rapidamente a noção de qual imagem foi mais emocionante. É o momento em que o esporte mostra a sua real dimensão e todo o poder que possui.